Símbolo determinado pelo grupo.
Na Colômbia, devido ao conservadorismo, não houve a reforma progressista, devido a isso os ‘liberais’ juntaram-se com um pequeno grupo socialista em uma guerra civil contra os conservadores. O pequeno grupo socialista progride muito, então os liberais, ao perceberem isso, aliam-se aos conservadores, traindo o grupo socialista.
Em 1964 soldados são enviados para combater uma aldeia de agricultores socialistas rebeldes, esses que por sua vez fogem para a selva, e assim foi fundado as Forças Armadas Revolucionárias, além de outros grupos como Exército de Libertação Nacional (ELN) e Exército Popular de Libertação (EPL), que tem como base a Revolução Chinesa, e
grupos paramilitares, muitas vezes contratados por latifundiários,são formados para oprimir camponeses de forma brutal, e na maioria dos homicídios a culpa caí sobre as FARC, uma vez que a maioria da população desconhece esses grupos paramilitares.
As FARC é considerada pelo Estados Unidos, União Européia,entre outros, como um grupo terrorista, devido a sua ações ilícitas e contra o governo, e devido a sua organização, uma vez que os guerrilheiros têm que viver escondidos.Brasil prefere estar imparcial em relação a classificação do grupo.
Os guerrilheiros ocupam 40% do território colombiano, localizam-se próximos a Cordilheira dos Andes, nas planícies selvagens do sudeste.
O mapa mostra a grande área dominada pela FARC ao sudeste, e as pequenas áreas, bem distribuídas dominadas por grupos paramilitares,
Formado por sua maioria de camponeses sem nenhuma perspectiva de vida, agarram-se na batalha, e lá aprendem a ler e lutar. A maioria dos recrutados são jovens com menos de 18 anos de idade.
As FARC dizem que seu propósito é acabar com a colonização capitalista neoliberal dos Estados Unidos, exploração de meios naturais, privatização, e etc. Porém se sustentam através do narcotráfico, onde cobram impostos dos narcotraficantes que ali operam extorsões e seqüestros.
Embora defendam o direito do povo mais humilde, as FARC se tornou mau vista pela maioria das pessoas pois nos últimos anos chegou a seqüestrar 6 mil pessoas.
Jovens integrante das FARC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário